+351 934 263 216

info@sonodesonho.com

Porque é que o bebé não dorme sempre que está cansado?

Se um bebé precisa de dormir cerca de 16 horas por dia, porque é que pode ser tão difícil adormecê-lo ou que durma o tempo suficiente para descansar em pleno?

São perguntas legítimas e a lógica deveria, em teoria, ser simples assim. No entanto, o sono não é induzido apenas pelo cansaço. Para que um bebé (e um adulto também!) possa adormecer facilmente, tem que reunir as condições ideais de segurança, de conforto, de bem-estar (físico e psíquico) e também tem que acertar os ponteiros do relógio biológico.

Se falarmos com pessoas que trabalham por turnos ou que sistematicamente trabalham no turno da noite, facilmente percebemos que nem sempre é fácil dormir durante o dia, ainda que o cansaço pese toneladas. Isto acontece porque o ser humano está biologicamente programado para estar activo durante o dia, durante as horas de luz solar, e para dormir quando o céu escurece. O que regula este ciclo circadiano é a melatonina, como já mencionei aqui e aqui.
Um recém-nascido não produz melatonina antes dos 3 meses de idade mas recebe mensagens hormonais da mãe e até mesmo as hormonas directamente através do leite materno. Se a mãe tiver uma boa higiene de sono e evitar acumular muito stress, vai ajudar imenso o seu bebé a dormir todo o tempo que necessita, às horas adequadas. Sabe-se também que o leite materno da noite consegue veicular pequenas quantidades de melatonina ao bebé.
Mãe serena e a amamentar em pleno é a chave para o sucesso.

Como um bebé também dorme durante o dia, o seu relógio biológico é um pouco mais complexo. Além das fases do dia e da noite, há que respeitar as chamadas “janelas de sono”, que determinam que de “x” em “x” tempo, o bebé deve descansar, caso contrário vai sentir-se sobre-estimulado. Por exemplo, se um recém-nascido estiver mais do que 40 minutos acordado pode mostrar sinais de irritabilidade e de hipersensibilidade. Chora sem motivo aparente (nem todo o choro inexplicável resulta das cólicas!) e parece ser um desafio adormecê-lo. Na realidade, está muito cansado e passou do ponto de rebuçado!
Atenção que cada bebé tem as suas janelas de sono. Os 40 minutos que referi são meramente indicativos, resultam de uma média determinada por diversos estudos científicos.

A partir dos 4 meses, o relógio biológico vai-se acertando naturalmente e o bebé será cada vez mais regular nas sestas, na hora de deitar. Os horários acertam-se, respeitam-se os sinais de cansaço (antes que “passe do ponto”) e a hora de dormir simplifica-se!

Saiba mais na Academia do Sono Infantil.


Fonte das imagens:
1- https://www.tesco-baby.com/baby/sleeping/what-do-i-do-if-my-baby-cries-at-night
2- http://saudefortaleza.com.br/wp-content/uploads/2014/06/mamar.jpg