+351 934 263 216

info@sonodesonho.com

4 dicas para dormir bem na gravidez

Quando nos deparamos com um grande desafio, seja ele físico, mental, emocional ou uma mistura dos três, o bom descanso aumenta pelo menos em dobro as possibilidades de conseguirmos ser bem sucedidos. Ora, ninguém pode negar que a gravidez constitui um dos grandes desafios da vida de uma mulher. E dormir bem durante toda a gestação parece não ser tarefa fácil, mesmo para quem nunca teve problemas com o sono.

Cerca de 78% das mulheres experienciam perturbações de sono durante a gravidez e, claro, no terceiro trimestre, 97% das futuras mamãs acordam a meio da noite. As causas destes distúrbios resultam das alterações físicas e emocionais de todo o processo de conceber e de fazer nascer uma criança. Mas há ferramentas que podem neutralizar estes problemas ou, pelo menos, melhorar muito o descanso da grávida, que é sagrado. Por isso, se está “de esperanças” e as suas noites são conturbadas, faça do sono a sua prioridade e dedique-se a dar qualidade ao seu descanso. O bebé, o parto em si, e você dependem disso.

Aqui vão as dicas-chave para o bom sono durante a gravidez:

1. Encontre o seu ritmo e procure deitar-se sempre à mesma hora, para que lhe seja sempre fácil adormecer. Ao chegar àquela hora, o seu corpo está sempre pronto. Vida é ritmo, por isso, o nosso organismo funciona melhor se houver uma cadência certa, uma determinada rotina (há quem lhe chame relógio biológico). E não precisa de cumprir horários à moda suíça mas tente manter uma determinada hora de deitar. Qual a hora certa? Fácil: por volta de que horas adormece no sofá, a ver televisão?

À tarde, sabe-lhe bem uma sesta? Algumas grávidas sentem muita sonolência no primeiro trimestre, por isso agradecem, sempre que podem, dormir um pouco durante o dia. Se a noite foi difícil, a sesta também ajuda a recuperar um pouco do cansaço acumulado. No entanto, a sesta não deve ser longa (mais de 2 horas) nem feita depois das 15:00, caso contrário pode não conseguir adormecer tão facilmente, à noite.

 

2. Mexa-se! Aquela caminhada diária que a médica obstetra lhe recomendou também faz maravilhas ao seu descanso: promove a produção de serotonina (a hormona que promove o sono e o descanso), assim como mais horas de sono profundo durante a noite. Não tem mesmo desculpas! E faça o seu treino durante a manhã, de preferência. Ao final da tarde, o seu corpo pode não conseguir desacelerar o metabolismo tão facilmente até à hora de deitar e, assim, resistir um pouco mais ao adormecer.

 

3. Cuidado com a boca, principalmente com o que come, quanto e quando bebe. Comer pequenas porções, várias vezes durante o dia e evitar alimentos demasiado ácidos, gordurosos ou picantes. Isto para evitar incómodos como a azia e o refluxo gastroesofágico que, muitas vezes, fazem acordar as futuras mamãs durante a noite (a posição em que dorme pode favorecer estes problemas, atenção!).

Uma boa hidratação é fundamental nesta fase, já sabe: 2,5l por dia de água. A chave está no detalhe: a meio da tarde, deve reduzir consideravelmente as porções de líquidos que ingere, caso contrário, mais tarde, já na cama, arrisca-se a acordar de 2 em 2 horas para urinar. Acordar mais do que 2 vezes por noite para fazer o xixi da praxe já compromete a qualidade do seu descanso, por isso beba muita água mas preferencialmente na primeira metade do dia.

 

4. Bom ambiente. Quando se aproximar a hora de dormir, faça por relaxar, invista nesse momento, faça dessa a sua hora: um banho morno, para relaxar os músculos; uma massagem do seu parceiro com mãos mágicas; uns minutos de alongamentos, ioga, pilates ou mesmo meditação; fazer amor com o seu parceiro também resulta muito bem! Desligue os telemóveis, tablets e TV, reduza a luz branca, prepare o seu descanso, desacelere com todo o carinho.

E não esqueça: ligue uma luz de presença no acesso e no próprio WC, para que durante a noite não tenha que acender as luzes todas e obrigar-se a despertar em pleno sempre que tiver de urinar.

Foto: Pinterest