+351 934 263 216

info@sonodesonho.com

Todas as semanas acontece e os pais ainda não aprenderam!

Se repararem, praticamente todas as semanas se podem ler artigos baseados em estudos científicos que discutem os benefícios de uma boa noite de sono, não apenas para as crianças mas também para os adultos. Todas as semanas surge esta “revelação“, como se o todo o mundo não soubesse ainda disso!

Desta vez, os estudos concluem que as crianças que se deitam depois das 21:00 têm maior probabilidade de se tornarem obesas, na adolescência. Estão a referir consequências a longo prazo, atenção!

E os pais lêem e discutem a questão e o quão difícil é deitar os filhos a horas “decentes”. Depois até vem o clássico: “ok, deitamos a nossa filha as 10 da noite mas, pelo menos, não fazemos como a fulana de tal, que deita o filho já depois das 11“! Chama-se a isto “tapar o sol com a peneira“ e não é mais do que um mecanismo de autopreservação. Os pais já acumulam tanta culpa, ansiedade e preocupação em relação aos filhos que não querem somar mais um ponto à lista (e com alguma razão!).

Já todos sabemos que o bom sono é absolutamente vital para o desenvolvimento pleno da criança, para a prevenção das birras e do mau humor. Um bebé descansado explora e vivencia o que o rodeia de forma mais completa, assimilando eficaz e rapidamente as novas aprendizagens. Senso comum, certo?

E depois vêm os especialistas (incluindo eu!) pregar o deitar cedo e que a hora de dormir não deve ser negociável.

Como resposta, “chovem lamentos“ de como os pais chegam tarde a casa e do quão difícil se torna possível dar banho, fazer o jantar, arrumar a cozinha, brincar com os miúdos e tudo mais num espaço de duas terrivelmente curtas horas. Isto para não falar na situação em que a criança não está pronta para dormir ou quer aproveitar todos os minutos extra que consegue para brincar e para usufruir do espaço em família.

2

 

Antes de mais, forçar o deitar só vai trazer conotação negativa ao sono, que deve ser vivido como uma experiência vital para o nosso corpo mas também como uma óptima oportunidade para sonhar. Dormir é bom, muito bom e ninguém é preguiçoso ou mandrião por gostar de dormir! Se o nosso filho não está pronto para dormir, vamos procurar saber o porquê.

Mas afinal, o que é que tantas vezes nos impede de deitar as crianças a horas apropriadas? A vida, o trabalho longe de casa, a falta de ajuda, o cansaço acumulado.

Os pais não precisam de ler mais estudos redundantes sobre o sono e seus benefícios, sobre o que devem fazer para serem considerados bons pais. Precisam de apoio, de suporte, de ajuda. Há sempre alguma coisa que se pode fazer para chegarem mais perto do ideal, por mais pequena que possa parecer o resultado só pode ser bom, garanto!

Saiba mais na Academia do Sono Infantil.

 

Fonte das imagens:
1-http://www.dovesandserpents.org/wp/2011/08/the-husband-and-wife-summer-book-club
2-http://www.couriermail.com.au/ipad/working-parents-get-just-90-minutes-to-relax/story-fn6ck8la-1225981737098