+351 934 263 216

info@sonodesonho.com

Problemas e desafios de um quarto montessoriano: brincar ou dormir?

“Montámos com todo o carinho e cuidado o quarto montessoriano para o nosso filho de 2 anos, ignorando os bitaites dos avós que acham que dormir num colchão no chão é de quem não tem dinheiro para comprar uma cama “decente”, e agora é um verdadeiro desafio adormecê-lo. Ignora todo o ritual que fazemos desde sempre, sai da cama e procura o brinquedo mais próximo.”

Este cenário é bastante comum, principalmente quando os pais “despertam” para o quarto montessoriano já depois de o seu bebé ter um doutoramento na arte de bem andar!
Vejamos, de um momento para o outro, os pais mudam o quarto e a criança percebe que tem liberdade total para deambular pela casa, quando bem lhe apetecer (se quiserem saber mais sobre o quarto montessoriano, vejam este artigo). Como é óbvio, ela vai tentar aproveitar cada minuto dessa liberdade como se não houvesse amanhã. Com 2 anos, o seu filho já sabe onde ligar a luz do quarto, onde estão os brinquedos, enfim, conhece o seu quarto como a palma da mão. E pode resolver explorar e brincar a horas menos apropriadas, quer seja na hora de deitar ou às 3 horas da manhã, estejam os pais presentes ou não!
Se a transição do berço para a “cama no chão” montessoriana acontecer mais cedo, de preferência quando o bebé começa a aprender a rolar, ele vai adaptar-se mais cedo a essa liberdade. Quando finalmente dominar a arte de andar, já não se vai sentir tão desafiado a “saltar” os limites da cama porque está mais do que habituado à ideia de que a casa é toda dele, também.

Como ultrapassar o problema?

Além de considerarem fazer a transição mais cedo para o quarto montessoriano, como já referi, há dois pontos fulcrais para ultrapassar esta situação:

  1. Boas rotinas – eu sei, já estão cansados de ouvir falar nas rotinas (acreditem que eu tinha alergia congénita a tudo o que fosse rotineiro e depois de ter sido Mãe, sou a sua maior defensora, porque pude comprovar as maravilhas que se conseguem com uma boa rotina e da segurança que esta transmite a uma criança). A questão é: se mantiverem os horários de descanso bem ajustados ao vosso bebé, na hora de dormir, ele nem vai querer saber de mais brincadeira (até porque brincar cansa imenso e ele sabe bem disso!), muito menos de despertar a meio da noite para diversão nocturna. Se o bebé acorda sistematicamente a meio da noite, pronto para a acção, não culpem o quarto montessoriano. Considerem antes adaptar a vossa rotina de família.
  2. Arrumação dos brinquedos – se tudo o que seja material de diversão estiver fora do alcance do bebé, na hora de dormir, ele não se vai sentir desafiado a sair da cama. É por isso que costumo recomendar aos pais que não coloquem todos os brinquedos da criança no quarto. Por exemplo, mantenham a grande maioria dos brinquedos na sala, à disposição do vosso filho e no quarto deixem apenas três ou quatro divertimentos que eles já conheçam bem (nada que seja novo). Assim, quando a criança acordar, pode brincar por ali, se lhe apetecer, ou então segue para outra divisão, para a diversão em pleno. Basicamente é deixar cada macaco no seu galho: o quarto é para dormir e a sala para brincar.

No fundo, são dicas que ajudam a vincar a ideia de que a noite está reservada para o descanso e que há um lugar seguro para o fazer, o quarto (montessoriano ou não).
Diversão nocturna, essa só virá mais tarde, para maiores de 18 anos!


Fontes das imagens:
Figura 1- http://www.joyfulabode.com/montessori-toddler-room-tour
Figura 2- http://livingmontessorinow.com/2010/10/05/how-to-set-up-your-home-for-an-infant-using-montessori-principles/