+351 934 263 216

info@sonodesonho.com

Grávida inteligente bebe água de forma diferente

Há pormenores que fazem toda a diferença. E a forma como se bebe água durante o dia pode ter consequências dignas de nota no sono da noite. Acham que estou a exagerar? Então leiam e (só) depois opinem.

Não vou aqui vincar o impacto estético de uma boa hidratação. Estamos fartinhas de ler nas revistas o segredo da figura cobiçada das estrelas de Hollywood e dos anjos Victoria Secret. Elas dizem “eu é mais água”, enquanto meio mundo responde “eu é mais bolos”!

Venho explicar a importância de beber água de forma inteligente, em especial para as grávidas.
Os aparentemente insignificantes 2 litros de água recomendados às futuras Mamãs podem ser milagrosos para aliviar alguns incómodos característicos de quem carrega um pequeno astro na barriga, principalmente na hora de dormir:

– a famigerada azia (a não ser que seja adepta do FCP, não faz sentido ter problemas em adormecer por se sentir um dragão, capaz de cuspir fogo a qualquer instante!);
– a retenção de líquidos, que pode tomar proporções “elefânticas” para quem se esquece de beber água, principalmente no último trimestre de gravidez;
cãibras (os vossos parceiros também agradecem não serem pontapeados na cama);
dores de cabeça.

Já sei que me vão dizer que começam a sentir “alergia” à água, porque estão fartinhas de andar a correr para o WC. Já conhecem de cor as melhores casas de banho das redondezas: as mais limpas; as que não têm sanitas nórdicas, que obrigam a fazer xixi quase de pé; as que não são exíguas e que permitem a uma grávida movimentar-se à vontade; as que nunca têm falta de sabonete…
Mas vejam o lado positivo: uma ida ao WC dá para fazer uma pausa na conversa daquela amiga que se farta de mandar bitaites sobre a gravidez ou daquele tio que conta sempre as mesmas histórias.

Durante a noite são dispensáveis estas mil e uma viagens. O acordar de meia em meia hora para urinar três pingos e depois demorar 2 horas para adormecer novamente (com mais escapadelas ao WC pelo meio) afecta muito a higiene de sono da grávida.
Por um lado, é a natureza a preparar-nos para os despertares para amamentar o bebé. No entanto, um bom descanso também é muito importante na gravidez, principalmente para as futuras Mamãs superactivas (sim, somos quase todas, basicamente!).

Na verdade, há forma de prolongar os intervalos entre os xixis nocturnos e aqui é que vem a questão de “beber água de modo inteligente“. A chave consiste em 3 passos básicos:
1. Beber a maior parte da água durante a manhã e primeira parte da tarde
2. A meio da tarde começam a reduzir o consumo
3. E, finalmente, uma hora antes de deitar deixam de ingerir líquidos (incluindo sopa)

Parece simples demais mas, se experimentarem, vão verificar que funciona muito bem: não vão acordar tantas vezes para urinar e vão fazer menos retenção de líquidos no final do dia. Até a Beyoncé sabe isto!

O resto já sabem: 2 litros de H2O por dia; beber pouco de cada vez; e, de preferência, fora das refeições. Bom, fácil e barato.

PS – Há apps para telemóvel que ajudam as mais distraídas/esquecidas a seguir um bom plano de hidratação. Não há desculpas!